sábado, 5 de maio de 2012

O planeta dos macacos - a origem

                     Gostei à beça. Sou vidrada em filmes de macacos. Macacos são misteriosos  em todos os sentidos. Os macacos têm tantas atitudes  e características semelhantes  aos seres humanos que  fica difícil negar a existência de uma relação evolutiva entre as duas  espécies.Isto nos deixa  intrigados senão conscientemente pelo menos em nível inconsciente. Se a observação comum já nos deixa mobilizados, o que dizer diante da teoria da evolução das espécies?  Tudo do que Darwin postulou   parece muito bem pensado, muito bem fundamentado. E aqui  o mistério se aprofunda. A teoria da evolução responde muitas perguntas e suscita  mais inúmeras. Os macacos são para nós uma pergunta viva ( ou várias). Isso faz com que filmes como  esse sejam interessantes e chamem  muito da nossa  atenção. Ficamos mais ou menos como Caesar  quando se comparou  com o cachorro. Afinal, quem sou eu? O que estou fazendo aqui? Tenho características humanas e animais mas não pertenço ao mundo dos humanos  nem  dos animais. Como reconstituir minha história se eu sou uma criatura tão sui generis? Qual o meu  lugar  dentro desta ordem de coisas?  Quando se viu preso na coleira, tal e qual o cachorro, começaram as dúvidas de Caesar.  Como harmonizar as semelhanças e as diferenças? Diante dos macacos somos Caesar  diante do cachorro. Até onde somos macacos e onde deixamos de ser? Por que algumas  semelhanças  indisfarçáveis e uma enorme distância em consciência e inteligência? E os vazios que não foram preenchidos com explicações lógicas são facilmente  tomados pela  imaginação. É onde tudo que envolve macacos exerce grande  apelo sobre nós.

                 Dia destes li uma crítica   sobre  "A origem". O crítico identificou  cuidadosamente as várias  discrepâncias  e tudo o que ficou sem explicações  nos filmes da série  O planeta dos macacos. Neste novo filme também há  "claros" . De onde a equipe de pesquisa extraiu  o ALZ 112? Ele age no DNA...mas como?  Por quê? Eu sinceramente não entendi como Caesar  adquiriu inteligência.  Gostei do trabalho do comentarista mas eu  não vou por um caminho tão sério. Os "claros" do filme estão diretamente relacionados a nossa impossibilidade de vislumbrar algo que se aproxime de uma resposta ou pelo menos de um caminho de pesquisa. O que nos deixa com uma  tremenda compulsão de especular. Por mais que os cineastas sejam criativos fica difícil  engendrar uma trama coerente  ou pelo menos plausível para um enigma deste.

                No fim  tudo vai rolar na base da fantasia mesmo. Ainda bem. No cinema a fantasia  é muito bem-vinda e se ela for divertida, quem vai se importar com coerência ?  eu  curti  muito  "A origem". Algumas cenas me lembraram  o impagável King Kong onde a fantasia foi delirante e maravilhosa  e ninguém perguntou pela coerência. Onde o maior absurdo e a mais  louca  incoerência  foi o melhor  da festa: Um gorila apaixonado por uma lourinha platinada. Apesar de não ter pé nem cabeça foi um dos romances impossíveis mais interessantes do cinema. Eu pelo menos fiquei comovida com as cenas do Empire State. Ah! foi demais, não foi?  Agora o ardente King Kong deu vez ao inteligente,  libertário e articulado Caesar.  De onde será que ele tirou a idéia de rebelião?( da televisão? dos livros?). E a cavalgada na ponte? Muito legal. Deixa a coerência pra lá que  eu adoro isso.  Pelo jeito,  os macacos evoluíram bastante.  Não sei o que havia  no  ALZ 112, mas ele deixou  os hormônios  de Caesar totalmente  imune às fêmeas da espécie humana. Apesar de fragilizado pela crise de identidade e tudo o mais,  não quis saber de mulher nenhuma.  E em tenra idade soube até  bancar o cupido  ajudando Will a conquistar Caroline. Veja só, sugeriu um jantar. É claro, nada de se apossar das moças como um King Kong primitivo. Não é ótimo?


O planeta dos Macacos__a origem

diretor: Rupert Wyatt
roteiristas: Rick Jaffa e Amanda Silver
atores: James Franco, Andy Serkis e Freida Pinto

2011__Twentieth Century Fox film Corporation

Nenhum comentário:

Postar um comentário