domingo, 11 de março de 2012

Exclusão social gera auto exclusão l

                   Hoje em dia exclusão social é um assunto abordado de mil formas. Mesmo sabendo  disso, gostaria de trazer aqui mais uma maneira de conduzir o tema, advinda de minhas  experiências pessoais. A exclusão pode  começar na esfera  social ( com um fator como a escravidão negra por exemplo) e por um  estranho e maldito  labirinto de vivências  doentias  as gerações vindouras  vão herdando as doenças das gerações anteriores até que,  num dado momento, o que foi exclusão social se transforma eu  auto exclusão. Sintoma de auto exclusão é não fazer  o suficiente em benefício próprio, é deixar  de  investir  na chance que está ali perto pedindo pelo amor de Deus me aproveite. Não que as chances sejam muitas. São poucas nas verdade,  porém não inexistentes.

                  Vindo de dentro dos indivíduos o processo  excluidor  age bloqueando  a riqueza  existencial, a consciência e a inteireza dos indivíduos. Pessoas marcadas  pela  exclusão social não são alertas  e muito menos sujeitos de suas vidas (salvo exceções). Emocionalmente dissociadas, seguem pela vida mais ou menos acordadas, meio trôpegas, caindo e levantando (ou não). Não são peritas  em identificar  os obstáculos  para evitá-los  ou detectar  os  recursos que lhe serão úteis.

                  Sei que  minhas observações  não são muito  acuradas  porque não segui  nenhuma metodologia. Meu campo de observação  é minha própria vivência, o que pode até gerar um relato contaminado de subjetividade. Além do que, não tenho pretensão de esgotar este assunto tão complexo. Porém, na minha simplicidade, sei que  não estou falando algo tão subjetivo que não possa  ser  compartilhado. O fenômeno é conhecido por muitos, que eu sei,  vão me compreender. E não é difícil  encontrar quem  já tenha provado desta bebida amarga.

                  Provavelmente algumas objeções  de que trata-se de um círculo vicioso e que no fim  tudo cai na vala da exclusão social, a qual age  mais de fora para  dentro. Certo, estou de acordo. Só gostaria  de lembrar que assim como o círculo  pode começar em  qualquer  lugar  também  pode ser  interceptado em qualquer  lugar.  Que  tal,  só  para variar  solicitar  algo de nós mesmos? Reclamamos que  o governo é ruim e isto e aquilo. E é mesmo. Então,  o excluído  social  está  irremediavelmente perdido nas garras da  incompetência e da perfídia  humana? Nem tanto,  bem além de tudo  o que é deteriorado  está a generosidade  da vida  e sempre há  algo  que uma pessoa   pode fazer por si mesma. Ver por este ângulo pode revelar aspectos  interessantes e geradores  de novos rumos  para  nossas vidas.

                  Os próximos  posts: meu caso pessoal,  a música dos terreiros  e  talento de casa também faz milagre ilustram o fenômeno  citado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário